sábado, 11 de dezembro de 2010

BOTICAS-TRÁS-OS-MONTES



O Concelho de Boticas está situado na parte noroeste de Portugal, província de Tás-os –Montes . Criado no âmbito da reforma administrativa de 1836, o actual concelho de Boticas corresponde a uma parte da antiga terra de Barroso á qual deu o nome, pois é na sua área geográfica que existe a serra do Barroso e as povoações de Alturas do Barroso e Covas do Barroso.
Durante muitos anos era uma região isolada, ao qual contribuiu os difíceis acessos, que já não se verifica com a criação de novas vias como, por exemplo a A24 e A7.
Tem um amplo largo junto ao posto da GNR onde podemos sem problemas pernoitar, neste largo tem também uma torneira para nos abastecermos.
Deixo-vos algumas fotos deste maravilhoso Concelho.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

TERMAS DE S.PEDRO DO SUL



Vestígios de um balneário romano indicam que a estância foi utilizada nesse período. Teve como primeira designação Balneum, que terá dado origem ao topónimo Banho, como foi conhecida a povoação no SéculoXI.
Diz-se igualmente que o nosso Rei D. Afonso Henriques tenha frequentado estas termas. Teve a designação entre 1895 e a implantação da Republica de Termas da Rainha D. Amélia, e às quais Ramalho Ortigão se referiu assim: Em S. Pedro do Sul, a natureza capricha em exuberância, num complexo de colorido e fertilidade, bordejando os meandros do rio e trepando pelas folhas dos montes que descem, suaves para a água.
Estas Termas são indicadas para terapêutica de doenças do foro reumatismal, do foro das vias respiratórias medicina física e de reabilitação.
Aqui vos deixo algumas fotos deste local criado por DEUS.