terça-feira, 10 de julho de 2012

VILA DE MARVÃO



Marvão, fica bem próximo do fronteira de Espanha, situada no ponto mais alto da bonita Serra de São Mamede, entre Castelo de Vide e Portalegre. Cercada por muralhas do século XIII e século XVII Marvão ergue-se bem alta esta histórica vila de ruas sinuosas e casarios brancos mostrando que o tempo teima em não querer passar velozmente por lá. O topónimo “Marvão” deriva de Ibn Marwan al-Yil´liqui conhecido por “O Galego” um guerreiro Mouro, que ali se refugiou no ano de 884. Os vestígios históricos da região remontam aos períodos Paleolítico e Neolítico, tendo sido encontrados inúmeros menires e antas, bem como uma importante estação romana que atestam bem a longevidade destas paragens. Aconselho uma visita a esta vila, pois ao faze-lo parece que estamos a visitar a própria historia, que corre nestas ruas estreitas de arquitectura alentejana, heranças góticas, manuelinas e testemunhos medievais de outros tempos. Como prova aqui vos deixo algumas fotos desta maravilhosa vila, mais uma beleza, entre muitas existentes no nosso País

domingo, 8 de julho de 2012

RIO DE ONOR



Rio de Onor é uma freguesia raiana portuguesa que fica situada no Concelho de Bragança. Rio de Onor é ainda hoje uma aldeia Comunitária, onde os seus habitantes partilham e se entreajudam nomeadamente em terrenos agrícolas e no rebanho. Tem a particularidade de ser uma aldeia atravessada pelo meio pela fronteira de Espanha e que para efeitos oficiais a parte espanhola se chama: Rihonor de Castilla.Com esta particularidade só existe em Portugal outra aldeia situada no Alentejo e que dá pelo nome de Marco. Este povoado tem um dialecto próprio embora quase extinto derivado do Astro-Leonês. Qualquer informação mais sobre esta aldeia nunca iria transcrever a sua beleza, por isso nada mais vou acrescentar deixando-vos com algumas imagens.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

CASTELO DE SORTELHA



O Castelo de Sortelha, faz parte de todo o conjunto histórico que forma a Aldeia de Sortelha. Pensa-se que o Castelo foi edificado no Reinado de D. Sancho II (1228), que concedeu foral á Vila. A Cerca da vila sofreu benefícios no reinado de D. Dinis tendo as suas fronteiras sido fixadas pelo Tratado de Alcanises (1297). No Século XV o alcaide era Manuel Sardinha, sucedendo-lhe Pêro Zuzarte. No Século XVI D. Luis da Silveira, guarda–mor de D. Manuel I e de D.JoãoIII (1521-1557), adquiriu o castelo, tornando-se o seu alcaide, conferindo-lhe D.João III o título de Conde de Sortelha. Classificado como Monumento Nacional, parece uma sentinela nos rochedos vigiando a paisagem para além das muralhas que protegem a povoação. Como escreveu José Saramago-Viagem a Portugal -Editorial Caminho 1981: “ De Belmonte vai o viajante a Sortelha por estradas que não são boas e paisagens que são de admirar.Entrar em Sortelha é entrar na Idade Média e quando isto o viajante declara não é naquele sentido que o faria dizer o mesmo, entrando, por exemplo, na Igreja de Belmonte, donde vem. O que dá carácter medieval a este aglomerado e a enormidade das muralhas que o rodeiam. A espessura delas, e também a dureza da calçada, as ruas íngremes e, empoleirada sobre pedras gigantescas. Se alguém venceu as ciclópicas muralhas de fora, não há-de ter sido rendido or este castelinho que parece de brincar”. Como sempre recomendo uma visita a esta zona , deixando-vos algumas fotos.